24_10_2012_17_05_34.jpg

24_10_2012_17_09_23.jpg

Document Actions

Todos os projetos trabalhados na escola desde a sua fundação.

2009

"O Caminho das Estrelas...

da luneta ao telescópio Hubble"

IDENTIFICAÇÃO:
v Projeto de Pesquisa Científica
v Categoria: Astronomia
                   Ciências
                   Educação Ambiental
                   Pluralidade Cultural

v Instituição: J. E. Vovô Lima

v Áreas do Conhecimento:
Þ Astronomia, Ciências, Geografia, História, Língua Portuguesa, Matemática, Artes Visuais, Teatro.
v Público Alvo: Alunos da Educação Infantil ao 5º Ano, 18 professores, 01 Coordenadora, 02 Diretoras, 06 funcionários, pais de alunos e a comunidade onde a escola está inserida.

APRESENTAÇÃO:

O ano de 2009 foi escolhido pela UNESCO como o Ano Internacional da Astronomia por celebrar o primeiro uso astronômico de um telescópio. Esse feito, realizado por Galileu há 400 anos, garantiu à humanidade a exploração do universo e de suas peculiaridades. Esta escolha tem como objetivo possibilitar a todos a oportunidade de compartilhar dos saberes já adquiridos na área da astronomia, como também o acesso às informações sobre a evolução científica e tecnológica pelas quais a humanidade hoje caminha.
Trazendo este tema tão rico para o universo escolar, a nossa proposta é a de possibilitar estudos que envolvam o uso de metodologias científicas e a sua prática cotidiana e, de forma lúdica, ampliar os conhecimentos nessa área de maneira interdisciplinar.
Este projeto irá desenvolver-se em todos os níveis de ensino da escola, por meio de subprojetos interdisciplinares que contemplem atividades variadas.


JUSTIFICATIVA:

  Há um século atrás, mal tínhamos idéia da existência de nossa própria Galáxia e hoje sabemos que existem centenas  de bilhões delas no limite de visibilidade do universo, revelando sua desabalada carreira em todas as direções.  
  O Ano Internacional da Astronomia 2009 (AIA 2009) será uma celebração global da Astronomia e da sua contribuição para a sociedade e para a cultura, estimulando o interesse em nível mundial, não só na Astronomia, como também na Ciência.
  O AIA 2009  antes de tudo, é uma oportunidade para os cidadãos do Planeta Terra se envolverem e se engajarem pelos caminhos da Ciência e da Astronomia, cultivando o entusiasmo pela descoberta pessoal, o prazer de partilhar conhecimentos sobre o Universo e o nosso lugar nele.


PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:

  O projeto de Astronomia será executado na escola utilizando aulas teóricas, práticas (experiências), observação e análise, exposição dos trabalhos realizados, visitas ao Planetário.
  Os trabalhos de pesquisa na Internet, livros e revistas sobre o assunto e a utilização de filmes, documentários, criação de textos e debates, serão recursos importantes no decorrer do nosso projeto. 

AÇÕES:
  Durante a execução do projeto serão realizadas ações de conscientizações e trabalhos que levarão o aluno a conhecer um pouco mais sobre o universo (macro) e numa reflexão mais profunda, a reconhecer o seu universo interno (micro).

EXPERIÊNCIAS:
  Serão realizados pela comunidade escolar, experimentos que serão apresentados aos pais, como o ciclo da água (trabalhando chuva ácida, interferência do homem no universo e a destruição da camada de ozônio.

VISITAS E OBSERVAÇÕES:
  Trabalhos de observação serão realizados durante visitas ao Planetário e a Base Aero Naval de São Pedro da Aldeia, fazendo com que se conheça instrumentos de observação do universo. Os alunos em grupos observarão céu, durante o dia, na escola, e à noite, em casa. Será pedido que registre em forma de texto ou desenhos, a sua observação.

PESQUISA E CRIAÇÃO:
  Serão realizadas pesquisas monitoradas pelo professor e debates em sala de aula, para que o conhecimento seja socializado e elaborado textos sobre o assunto.

FILMES E DOCUMENTÁRIOS:
  O uso destes recursos servirá para que o assunto seja bem disseminado e se crie a consciência em relação à preservação das espécies e do universo.

OUTRAS AÇÕES:
· Palestras
· Sessão de Planetário
· Noite de Astronomia
· Exposições
· Rede de contatos
· Concursos (logomarca do projeto - textos - paródias)
· Concerto de música _ Música nas estrelas
· Peças teatrais
· Selo Comemorativo
· Dinâmicas de autoconhecimento
· Mostra fotográfica ou de desenhos sobre o universo
· Seminário e grupos de estudo sobre a influência das leis do universo em nossas vidas - a pesca - as estações do ano
· Participação na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica - OBA
· Participação em concursos sobre leitura
· Organização de Lual poético com temática estrelas, lua, etc.
· Organização de Sarau Poético com o tema "Conhece-te a ti mesmo", enfocando o filósofo grego Sócrates.

OBJETIVO GERAL:

  Oferecer a todos a oportunidade de participar dos saberes já consolidados nessa área do conhecimento, bem como acesso a possíveis revoluções científicas e tecnológicas pelas quais a humanidade hoje caminha.
  Participar de discussões que enveredem pelo caminho da descoberta pessoal e social.
  

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  Pesquisar o aparecimento do Universo, discutindo as teorias reconhecidas pelos grandes estudiosos e as influências causadas na humanidade.
  Tornar as descobertas astronômicas mais presentes na vida diária das pessoas através dos meios de comunicação disponíveis (exposições, campanhas de esclarecimentos, documentários).
  Desenvolver materiais educacionais formais e informais e distribuí-los pela comunidade.
  Valorizar a existência do Universo, sua origem e natureza e as explicações sobre o surgimento das civilizações e culturas.
  Facilitar oportunidades individuais de observações astronômicas.
  Refletir de maneira positiva, levando os educandos a tomarem consciência de seu papel no Universo (macro) e na sociedade em que esta inserido.
  Levar o aluno a reflexões sobre a sua natureza humana e o seu papel na sociedade.

META:

Criar grupos de alunos que incentivem e propaguem as descobertas astronômicas, tornando-as mais presentes na nossa vida e conduzir a reflexões importantes sobre a sua natureza humana e o  seu papel na preservação do universo (camada de ozônio, chuva ácida).


CRONOGRAMA:

O projeto "O Caminho das Estrelas" terá início em fevereiro, na Aula Inaugural e terminará em novembro, na Festa da Cultura, com exposições e apresentações dos alunos sobre os temas trabalhados.

ESTRATÉGIAS OPERACIONAIS:

v Pesquisas em livros e revistas
v Pesquisa na Internet
v Entrevistas
v Pesquisas
v Utilização das várias linguagens (plástica, cênica, musical) para a apresentação dos temas propostos.


ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO

Realizaremos reuniões pedagógicas bimestrais para avaliar, acompanhar e redirecionar se preciso for, as ações do projeto, embasados nas observações do professor, dos aspectos referentes às atitudes, comportamentos, competências e produções dos alunos.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

PAD - Programa de Aperfeiçoamento Docente - Editora Dom Bosco
PCNs - Parâmetros Curriculares Nacionais - Vol.

2008

"Azul e lindo Planeta Terra? - Nossa Casa"

IDENTIFICAÇÃO:
v Projeto de pesquisa
v Categoria: Educação Ambiental
                   Pluralidade Cultural

v Instituição: J. E. Vovô Lima
v Áreas do Conhecimento: Ciências, Geografia, História, Língua Portuguesa, Matemática, Artes
           Visuais, Teatro.

v Público Alvo: Alunos da Educação Infantil ao 5º Ano,
18 professores, 01 Coordenadora, 02 Diretoras, 06 funcionários, pais de alunos e a comunidade onde a escola está inserida.

APRESENTAÇÃO:

Quem lê um jornal, freqüentemente se depara com notícias do tipo: o planeta Terra está aquecendo, as geleiras estão derretendo, os rios contaminados matam peixes e intoxicam a população local, o buraco na camada de ozônio e os gases do efeito estufa preocupam os cientistas. Essas e outras notícias, de tão exaustivamente batidas, acabam passando como qualquer outra, mas a questão é: até quando vamos ignorar um pedido de socorro do nosso planeta? Será que teremos que esperar a água de nossas casas acabar ou o calor se tornar insuportável? Devemos aguardar que as conseqüências batam a nossa porta de forma inexorável para só então percebermos o quanto fomos inconseqüentes e irresponsáveis com o patrimônio natural que nos foi presenteado?

Infelizmente, nós seres humanos, de uma forma geral, nos consideramos superiores a tudo e a todos que habitam o planeta. Essa pretensa superioridade não nos permite enxergar que somos tão dependentes da saúde do ambiente quanto um peixe é do oxigênio contido na água. A tendência à superioridade, somada à ganância incondicional, nos tornaram as maiores ameaças à vida no planeta. Além de destruir a grande biodiversidade do planeta, seremos vítimas de nossos próprios erros e vamos sofrer fortemente as conseqüências.

A falta de conscientização e respeito do ser humano contribui sobremaneira para a degradação ambiental acelerada. O desperdício e mau uso dos recursos naturais, o errado descarte de lixo e outros resíduos, o aumento de gases emitidos para a atmosfera e o desmatamento descontrolado são apenas alguns exemplos de desenvolvimento insustentável.

JUSTIFICATIVA:

A Terra é parte da história do Universo: a vida é parte da história da terra e a vida humana é parte da história da vida.
  
Cosmos, Terra, vida e humanidade não são realidades justapostas, mas formam um todo orgânico.
  
Como humanos, somos filhos e filhas da Terra, ou melhor, ainda, somos a própria Terra que chegou ao seu momento de consciência e de responsabilidade.
  
Estamos diante de um momento crucial da espécie humana: ou nos unimos como uma única família, sem limites e sem fronteiras; ou nos dispersamos, biosfera e humanos,  e pereceremos todos.
A partir de agora não haverá tanto a história da Alemanha, dos EUA ou do Brasil, mas a história da humanidade unificada e globalizada, unida com a história da terra.
  
Este projeto pretende dar voz às diferentes culturas, expondo o pensamento dos americanos, dos africanos, dos latinos, dos asiáticos, do mundo árabe e de outros povos, sobre a Terra e o seu patrimônio natural.
  
O enfoque maior do projeto "Azul e lindo Planeta Terra!!??" será trabalhado em concordância com o AIPT - Ano Internacional do Planeta Terra - decretado péla ONU / UNESCO em 2008.
  
Um outro enfoque a ser trabalhado, será a adesão ao projeto da UNESCO que promoverá um um movimento mundial em todos os níveis de proteção aos idiomas do mundo, particularmente as línguas em perigo de extinção.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:

  O projeto "Azul e lindo Planeta Terra!!??" será executado na escola através de aulas teóricas, práticas, dinâmicas, palestras educativas e sensibilização.
  
  Utilizaremos também as artes cênicas, a exposição de trabalhos artesanais, visitas, pesquisas com diversos meios de informação como: Internet, vídeo, revistas e jornais.

OBJETIVO GERAL:

  A escola tem um papel importante na formação do educando, pois é produtora e reprodutora de conhecimento, práticas pessoais e sociais sendo espaço privilegiado das vivências da infância e da adolescência, período decisivo no desenvolvimento de atitudes, hábitos, comportamentos e valores. É por meio dessa reflexão, a partir da realidade, na forma com que nos relacionamos com a natureza e o meio ambiente a escola procura desenvolver nos educando as diversas competências.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:


Ø Pesquisar as várias culturas dos povos da terra, valorizando-as como expressão do pensamento e da evolução humana, e as suas influências no comportamento do homem e dos outros seres vivos.

Ø Permitir que os alunos, em sua relação com o meio em que vivem, possam, a partir de conhecimentos já adquiridos, ampliar a noção de ambiente como um todo e perceber a dinâmica dos seus fenômenos e elementos e a forma como o ser humano nele interfere, levando em conta os recursos tecnológicos.

Ø Refletir e assumir uma atitude mais positiva diante da natureza, levando a criança não só a uma aquisição de conhecimento, mas propor a ela uma mudança de atitude diante da natureza e da vida.

Ø Identificar as diversidades de causas que provocam o desequilibro na natureza, procurando com isso, manter uma estrutura para que ela não seja mais afetada do que já esta sendo.

Ø Identificar as diferentes formas de preservação e recuperação do meio ambiente.


META:

Criar grupos de alunos que incentivem e propaguem os bons hábitos     a atitudes através de ações práticas no seu ambiente (casa, escola, rua, bairro e cidade).                                              

CRONOGRAMA:

Este projeto terá início em abril de 2008, na semana de aniversário da escola e será encerrado no mês de novembro, na Festa da Cultura. Serão 07 meses de estudo e pesquisa.
Para melhor efeito de organização e estudo, ele será dividido em Eixos de Trabalho, seguindo os itens de pesquisa colocados pela UNESCO:


v Águas subterrâneas

v Desastres naturais

v Terra e saúde

v Clima

v Recursos naturais e energia

v Megacidades

v Núcleo e crosta terrestre

v Oceanos

v Solos

v Terra e vida

ESTRATÉGIAS OPERACIONAIS:

v Pesquisas em livros e revistas

v Pesquisa na Internet

v Entrevistas

v Utilização das várias linguagens (plástica, cênica, musical) para a apresentação dos temas propostos.

ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO

Realizaremos reuniões pedagógicas bimestrais para avaliar, acompanhar e redirecionar se preciso for, as ações do projeto, embasados nas observações do professor, dos aspectos referentes às atitudes, comportamentos, competências e produções dos alunos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

v Ofício de Professor- aprender mais para ensinar melhor
Fundação Victor Civita - Volumes 4, 5, 6 e 8

v PCNs
Ministério da Educação e do Desporto
Secretaria de Educação Fundamental
ü Volume 9 - Meio Ambiente e Saúde
ü Volume 10 - Pluralidade Cultural e Orientação Sexual
ü Volume 8 - Temas Transversais                

"Assim é o conhecimento: anos e anos de estudo, milhares de livros lidos, erudição enciclopédica, de nada adiantam se estiverem sem uso. São como livros empoeirados, sendo comidos por traças, trancados nos porões de uma biblioteca. Nada vale o nosso conhecimento se não soubermos expressá-lo no mundo."
        (anônimo)


2007

"Tecendo Leituras...
Um Brasil Multicultural"

PROJETO DE PESQUISA - MULTICULTURALIDADE
DURAÇÃO: 08 meses
PROPOSTA:
Desenvolver atividades para a valorização do patrimônio cultural, a proteção e o estímulo da diversidade cultural e o fomento do pluralismo e o diálogo entre as culturas e civilizações.
A multiculturalidade vem sendo trabalhada na nossa escola através de projetos  que contemplam os aspectos culturais e sociais do povo brasileiro, mostrando a sua diversidade e a sua riqueza cultural.
   
MÓDULO I
· "Pensamento humanos transformados em Arte"

A Arte das Letras - Monteiro Lobato Cecília Meirelles
A Arte das Formas - Oscar Niemayer

MÓDULO II
· "Cores e sabores do Brasil"

MÓDULO III
· "Um olhar curioso sobre o Brasil"
Fontes históricas - Carta de Pero Vaz de Caminha
Debret - Viagem pitoresca e histórica ao Brasil

MÓDULO IV   
· "Do rádio à Internet - A história das comunicações no Brasil.
As primeiras emissoras - as cantoras do rádio
O maior Comunicador - O Velho Guerreiro

2006

"Colcha de Retalhos - Pedaços do Brasil"

PROJETO DE PESQUISA - MULTICULTURALIDADE
DURAÇÃO: 03 meses
PROPOSTA:
As paisagens, as pessoas, os problemas sociais e as festas servirão como referência para a construção de uma Colcha de Retalhos, que irá retratar a diversidade de cores,formas e conteúdos inseridos na trajetória cultural brasileira.

BLOCO TEMÁTICO I
v Retratos do Brasil- Debret
v Semana de Arte Moderna - Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti

BLOCO  TEMÁTICO II
v A musicalidade brasileira
v Chiquinha Gonzaga / Carlos Gomes / Villa-Lobos
v A Jovem Guarda

BLOCO TEMÁTICO III
v Paisagens Brasileiras- Amazônia -Chico Mendes
v Pernambuco- frevo
v São Pedro da Aldeia

BLOCO TEMÁTICO IV
v "O Brasil em Manchete - Fatos e fotos

2005

PROJETO DE PESQUISA LITERÁRIA
DURAÇÃO: 03 meses

PROPOSTA:
Formar bons leitores significa encantar as crianças, enfeitiçá-las com o poder que vem dos livros, resgatando assim, o SONHO e a FANTASIA tão distantes do dia-a-dia escolar.
A proposta deste projeto é o de sensibilizar nossas crianças para o hábito e o prazer de ler e homenagear grandes escritores que completam datas importantes em 2005.

TEMAS:
· HISTÓRIAS MODERNAS - Educação Infantil
· HISTÓRIAS CLÁSSICAS - Classe de Alfabetização
· CONTOS E FÁBULAS - 1ª / 2ª  Séries
· POESIA E TEATRO - 3ª Série
· HOMENAGEM AOS ESCRITORES - 4ª Série
- Érico Veríssimo (centenário de nascimento)
- Julio Verne (centenário de morte)
- Miguel de Cervantes (IV centenário de sua maior obra: Dom Quixote de La Mancha)
- Hans Christian Andersen (bicentenário de nascimento)

2004

"Assim caminha a Humanidade"

PROJETO DE PESQUISA HISTÓRICO-CIENTÍFICO
DURAÇÃO: 08 meses
PROPOSTA:
A fantástica trajetória humana iniciada há milhões de anos atrás, com os nossos antepassados lutando pela sua sobrevivência , nos dá a exata noção da superioridade do homem e da superação de todas as dificuldades e desafios enfrentados pela Humanidade.
Os primeiros passos da Humanidade - a descoberta do fogo, o uso de vestimentas, a confecção de ferramentas, a prática da agricultura e outros acontecimentos importantes - determinaram o sucesso da espécie humana.

1º BIMESTRE
( março/abril)
FASE I
"EU FAÇO PARTE DESTE UNIVERSO"

2º BIMESTRE
( maio / junho)
FASE II
 "O INÍCIO DA VIDA"

3º BIMESTRE
( agosto / setembro)
FASE III
 "AS GRANDES CONQUISTAS DA HUMANIDADE"

4º BIMESTRE
(outubro / novembro )
FASE IV
 " PARA AONDE CAMINHA A HUMANIDADE?"

2003

"A Arte através dos tempos...

...Vivências e Experências"

PROJETO DE PESQUISA HISTÓRICO-CIENTÍFICO
DURAÇÃO: 08 meses
PROPOSTA:
Compreender e saber identificar a Arte como fato histórico contextualizado nas diversas culturas, conhecendo, respeitando e observando as produções presentes no entorno, assim como as demais do patrimônio cultural e do universo natural, identificando a diferença nos padrões estéticos e artísticos.

MÓDULO I
· "Pré-história - o começo da história"
                 (março / abril)

MÓDULO II
· "A Arte de todos os tempos e lugares - os gregos - os egípcios"
· Período Renascentista - Leonardo Da Vinci
                (maio / junho / julho)

MÓDULO III
· "A Arte do lixo"
                (agosto / setembro)

MÓDULO IV
· "A Arte Brasileira - Semana de Arte Moderna"
                (outubro / novembro)

2002

CATIVAR

"TU TE TORNAS ETERNAMENTE RESPONSÁVEL POR AQUILO QUE CATIVAS"

 PROJETO DE LITERATURA / VALORES
DURAÇÃO: 08 meses

PROPOSTA:
Em função de estarmos vivendo tempos de fragmentação da família, da inversão de valores e da massificação do TER sobre o SER produzida pela mídia nas crianças e adolescentes o Jardim escola Vovô Lima se propõe a cultivar o AMOR e os VALORES MORAIS, a ÉTICA, a CIDADANIA, participando assim da construção de um mundo melhor.

1º Bimestre:  VIAJANTES DO ESPAÇO
"E as estradas vão na direção dos homens" - Cap. XIX

2º Bimestre: OS VALORES
"Porque as flores são efêmeras" - Cap. XV

3º Bimestre: SEMEANDO
"Elas dormem no segredo da terra até que uma cisme de despertar" - Cap. V

4º Bimestre: A AMIZADE
"A gente só conhece bem as coisas que cativou... Se tu queres um amigo, cativa-me!".  Cap. XXI

2001

"São Pedro da Aldeia

História, Tradição, Vida..."

PROJETO DE PESQUISA HISTÓRICO-CULTURAL
DURAÇÃO: 08 meses

PROPOSTA:
Conhecer a história do município, não apenas como aquisição de conhecimentos, mas para análise das questões apresentadas, fazendo inferências e opinando sobre os fatos.

· FASE I
"Mergulhando na nossa história"
             Terra dos Tamoios e Goitacás
               (março / abril)

· FASE II
"Um canto de paz... um grito de alerta" - Nossa lagoa.
                O peixe nosso de cada dia
                (maio / junho)

· FASE III
"Conhecendo nosso município"
Serra de Sapiatiba onde cantam os sabiás
                (agosto / setembro)

· FASE IV
"Filhos da Terra"
Retalhos da nossa comunidade
                (outubro / novembro)

2000

"De Vinícius a Cecília...

            Viajando pela poesia..."

PROJETO DE LITERATURA INFANTIL

DURAÇÃO: 60 dias

PROPOSTA:

Unindo a poesia, a música, o teatro, a dança e as artes plásticas, trabalhamos com autores importantes no contexto cultural do nosso país, ensejando aos nossos alunos o conhecimento de outras linguagens bem mais apuradas para a expressão do seu pensamento.

EQUIPES:

· Educação Infantil / CA - Vinícius de Moraes
· 1ª série - Cecília Meirelles
· 2ª série -Monteiro Lobato
· 3ª série - Maria Clara Machado

1999

Festa do Folclore

PROJETO MULTICULTURAL
DURAÇÃO: 03 meses
PROPOSTA:
 Estudar a diversidade cultural de cada região brasileira, valorizando e retratando os seus tipos característicos.


EQUIPES:
· REGIÃO SUL
Educação Infantil - J I e II - 1º turno

· REGIÃO SUDESTE
Classe de Alfabetização

· REGIÃO NORTE
Educação Infantil - J III

· REGIÃO NORDESTE
Educação Infantil - J I e II - 2º turno

· REGIÃO CENTRO-OESTE - 1ª e 2ª Séries

                            

1998

Festa da Primavera


PROJETO CULTURAL

DURAÇÃO: 30 dias

PROPOSTA:
  Resgatar as Cantigas de Rodas e os Brinquedos  Cantados, elementos culturais importantes no folclore brasileiro.

CANTIGAS DE RODA
v A minha gatinha parda
v Pirulito que bate bate
v A canoa virou
v Marcha soldado
v Boi da cara preta
v O cravo brigou com a rosa
v Na mão direita
v Samba lê lê
v Onde esta a margarida


Webtec Soluções em Informática

Desenvolvido por Webtec Soluções em informática - 12/2006 - Todos os direitos reservados.

This site conforms to the following standards: